Tradução do Drupal para Português pré-Acordo Ortográfico

De há uns tempos para cá, a tradução Portuguesa do Drupal tem vindo a adoptar a grafia do novo Acordo Ortográfico.

Há alguns membros da equipa de tradução que se opõem a isso (eu, por exemplo) mas o Miguel Duarte, o gestor da tradução, é da opinião que, sendo esta a grafia oficial em vigor, é a que devemos adoptar.

Quero deixar claro desde já que, apesar de me opôr ao acordo ortográfico, compreendo a decisão do Miguel e de certo modo, de um ponto de vista “político” ou “legal”, até concordo com ela.

No entanto, há quem se oponha ao acordo, pelo menos parcialmente (novamente eu, por exemplo), e se recuse a usar a nova grafia. Os motivos para tal são vários e vão desde a opinião pessoal à necessidade profissional (já tive alguns clientes que, após a conclusão do projecto de construção do seu site, se vieram queixar de que o mesmo estava cheio de erros ortográficos). Este tema é matéria de grandes discussões mas não interessa para aqui que motivos cada um tem para a sua opinião ou quem é que tem razão; o facto é que existe a necessidade de uma tradução pré-acordo, e por isso decidi criar este pequeno projecto de tradução alternativa do Drupal.

De notar que não tenho como objectivo dividir a equipa de tradução, pois sou da opinião de que, sendo poucos, devemos unir esforços.

Assim sendo, em vez de criar um novo projecto de tradução completo, criei um “script” que procura e substitui as palavras indesejadas no ficheiro de tradução original, o qual pode ser posteriormente importado para o site. Ou seja, isto será sempre uma tarefa muito menos trabalhosa do que traduzir o Drupal do princípio ao fim, e por isso não vai desviar esforços da tradução oficial.

A ideia é coleccionar as palavras que quero substituir, compilá-las numa lista, e usar o script para ler a lista de palavras a substituir e aplicar as alterações necessárias ao ficheiro de tradução. Se der jeito a mais alguém, melhor ainda, outras pessoas podem contribuir com mais palavras para a lista e ganhamos todos. Se mais ninguém quiser saber disto, não faz mal, faz-me falta a mim, portanto não é trabalho desperdiçado.

O projecto está na minha conta do github.